Nós cristãos, temos que ter um cuidado muito grande quando o assunto é coração. Não estou falando do sentido literal da palavra, porém única e exclusivamente do seu sentido figurado, ou seja, o coração como sendo a sede de nossos sentimentos. Isto mesmo; nós cristão temos que cuidar dos sentimentos passados pelo nosso coração. O amor (não o ágape), a felicidade, o sofrimento, paixão, a saudades. Por incrível que parece, todos estes sentimentos relacionados, podem sim nos enganar, ou seja, nós podemos estar enganados quanto ao que sentimos realmente!
A Bíblia nos diz que "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jr. 17. 9). Ora! Se ele é enganoso, devemos ter cuidado! Isto quer dizer que muitas vezes quando sentimos algo ou até expressamos isto de uma maneira audível para outra pessoa, como: "Eu sinto no coração que é de Deus eu fazer isto!". Nós devemos ter cuidado. Você pensa consigo mesmo:´´Esta passagem está no antigo testamento e a nossa regra de conduta e fé é o novo testamento!``.Você está correto, porém sinto em lhe informar que este tipo de ensino não está restrito somente ao antigo testamento. Veja o que Jesus explicou: "Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios..." (Mc. 7. 21a). Em uma outra tradução a palavra desígnios é traduzida por "pensamentos". Estas são palavras do Senhor Jesus; o Novo Testamento, a Nova Aliança, portanto estas palavras servem como regra de fé e conduta para nós cristãos. Agora, leia a lista de pecados que surgem de dentro do nosso coração. A começar por "....prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura" (Mc. 7. 21b,22). Você ainda deseja ser guiado pelo seu coração?
Muitas pessoas utilizam erroneamente da passagem do Salmo número 37 e verso 4 onde diz: "Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração". Eles alegam veemente que Deus satisfaz o desejo do nosso coração, custe o que custar. Alguns são até mais ousados dizendo que: É hoje, nesta noite que Deus cumprirá o desejo do seu coração. Por certo Deus satisfaz! Porém não podemos excluir por nossa própria vontade o início deste verso onde diz "Agrada-te do Senhor". Ou seja, quando alguém se agrada do Senhor, das Suas leis, e dos Seus estatutos, logo Deus não terá problema em satisfazer os desejos desta pessoa. Quando alguém se agrada do Senhor, logo percebe que os caminhos de Deus são melhores que os seus próprios caminhos; esta pessoa logo percebe que os desejos de Deus são melhores que os seus próprios desejos (Is. 55. 9). Sendo assim, esta pessoa logo desejará sempre o que Deus deseja; o próprio Senhor colocará dentro do seu coração um desejo, e acredite aquilo que Deus inserir em seu coração é o melhor, tanto para você como para os que estão a sua volta. Ah! Se todos os jovens desejassem somente os desejos de Deus para suas vidas! Com certeza teríamos jovens ainda mais usados nas mãos do Senhor. Aleluia!
Você me pergunta: ´´Quando sei que é um desejo meu, ou um desejo de Deus em meu coração?``. Veja bem; os desejos de Deus não são confusos, os desejos de Deus não nos enganam e nem nos deixam enganar, os desejos de Deus glorificam o Seu nome. Você deverá ter discernimento, e este dom se busca somente em oração. Nada melhor do que conversar com Deus e perguntá-lo se foi Ele que implantou tal desejo em seu coração. Muitos não oram e não possuem uma intimidade com Deus, por isto sofrem as conseqüências por acharem que Deus estava no negócio. Não buscam a resposta da parte de Deus e seguem seus próprios projetos, e no final acabam pagando um auto preço. Devemos sempre lembrar do que Salomão escreveu: "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor" (Pv. 16. 1) e ainda "O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos" (Pv. 16. 9).
Jovem! Sempre tenha sonhos e desejos, mas nunca faça algo por simplesmente sentir. Antes consulte ao Senhor, pois o mundo nos engana e o nosso coração muitas das vezes ainda esta ligado a este mundo (sistema), por isto "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Pv. 4. 23).
0 comentários:
Postar um comentário