Sejam Bem-Vindos ao nosso site! Temos como objetivo: divulgar as atividades desenvolvidas pela Arena Jov - Guerreiros, estedendo as células e a toda Igreja, mostrar quem somos, quais os nossos propósitos e, levar acima de tudo o Evangelho de Jesus Cristo a todos os povos e nações da Terra (Marcos 16:15). Convidamos você também, a fazer parte da nossa Igreja, da Família de Deus! Entre em contato, cadastre-se no site e fique atualizado, participe dos nossos projetos, envie pedidos de músicas, oração, mande recados, sugestões ou dúvidas que retornaremos em breve! "É em Cristo que descobrimos quem somos, e o propósito de nossa vida. Muito antes de termos ouvido falar de Deus [... ] ele já tinha seus olhos sobre nós, já havia planejado para nós uma vida gloriosa, parte do projeto global que ele está elaborando para tudo e para todos" (Efésios 1.11 - Msg). "... Jovens eu vos escrevo, porque tendes vencido o maligno... Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno" (I João 2:13,14 ú.p). "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra" (II Crônicas 7:14). "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo"(II Coritios 5:17). "Tudo posso naquele que me fortalece" (Fil 4:13). "O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará" (Salmos 23:1).



“Se todos são líderes, quem são os liderados?”


Essa pergunta que me foi feita durante um programa de televisão cujo tema era liderança que transforma, essa pergunta resume o conceito que a maioria dos líderes atualmente tem, pois acreditam que estar na liderança pressupõem que, são mais capacitados, habilitados, que detém algum conhecimento extraordinário ou no caso evangélico algum dom espiritual, mas quando analisamos minuciosamente a Bíblia, encontramos Jesus dizendo:

“Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.” (João 14: 12)

Que exemplo de liderança maravilhosa, dizer isso sem sentir-se menor, inferior, e Jesus no ensina como liderar sem sufocar o liderado em sua criatividade e produtividade, mas muitas vezes líderes induzem o seu grupo a uma obra menor, medíocre, controlada e no máximo com realização igual a do líder.

No Antigo Testamento o discípulo Eliseu pede nada mais nada menos que o dobro da unção que estava sobre o profeta Elias, pois queria realizar muito mais que o seu líder havia realizado para Deus, o profeta ao ouvir tal pedido de seu moço, não o acusa de soberba, vaidade ou arrogância, mas diz: Dura coisa pediste... (2Reis 2:10)

O profeta Elias, não estava negando, mas declarando que seria algo que conduziria a muito trabalho e dedicação da parte de Eliseu, ensinou dizendo:
“Se me vires subir, assim se fará, porém, se não me vires, não se fará” ( 2 Reis 2:10).

A Bíblia descreve que Eliseu, ao ver Elias subindo ao céu, toma a capa que Elias deixara cair, aquela que representava proteção contra o frio, aquela que havia sido colocada sobre os seus ombros como sinal de um chamado divino, e agora estava em seu poder, então invoca o Deus de Elias e atravessa o rio Jordão, dividindo-o ao meio como o primeiro sinal de sua autoridade espiritual.

Que fantástico seria se os nossos líderes deixassem a capa cair para os seus liderados, mas hoje o que vemos são atitudes mesquinhas de guardar segredos e mistérios, quando o próprio Senhor Jesus disse:

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer”. (João 15:15)

Líderes místicos, centralizadores, manipuladores fazem com que seus liderados vagueiem de um lado para outro em muitas organizações, inclusive igrejas, levados ao entendimento que devem ser parecidos e até imitadores deles, mas que na verdade não são, em nada parecidos com Cristo nas suas atitudes, amor, caráter, honestidade.

Liderados agora, enganados, feridos e entorpecidos pela religiosidade, chegam ao no máximo uma pífia, medíocre projeção na sociedade.

A Palavra de Deus nos convida como líderes, a nos empenharmos, dedicarmos a apascentar aqueles que nos foram confiados, mas em momento algum a manipula-los, fazê-los parecidos conosco, mas sim conduzi-los a fazerem obras maiores e a passar a capa levando-os a maturidade cristã e a serem imagem e semelhança de Jesus Cristo na terra.

Para aquele líder, que me perguntara no programa de televisão, quando eu afirmava que todos nascem líderes, e que de alguma forma exercem essa liderança todos os dias nas mais diversas atividades, respondi que:

Liderança é basicamente influência, e está para os seus liderados, assim como os instrumentistas estão para uma orquestra, o maestro não necessita ser hábil em todos os instrumentos, não precisa sentir inveja do laureado pianista, ou violinista, somente precisa com a sua batuta, reger, conduzir, para que a música seja executada da melhor forma possível.

Precisamos aprender a ser verdadeiros líderes, segundo o coração de Deus, e hoje eu oro assim:

Jesus nos ajude a reger essa orquestra da vida e a sermos sensíveis aos instrumentistas que nos confiar, pois queremos executar um louvor que lhe agrade e não errar com essa geração.

Professor José C.Campos
Docente Instituto Haggai e Carisma
Coordenador Seminário Restauração Profissional
Email: restauraprofissional@hotmail.com

1 comentários:

Anônimo disse...

amigo grade palavra essa que o senhor te deu.
grade sabedoria ele tideu, continue ensinando essas maravilha e cada vez mas seras abençoado. amem!